Astrônomos descobriram o primeiro planeta do tamanho da Terra fora do sistema solar que tem uma composição rochosa como a da Terra. O planeta Kepler-78b gira em torna de sua estrela-mãe a cada 8,5 horas, tornando-se um inferno em chamas e não é adequado para a vida como a conhecemos.
"Este planeta é um completo mistério", diz o astrônomo David Lathan, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica (CfA). "Nós não sabemos como se formou ou como ele chegou onde está. O que sabemos é que não vai durar para sempre".
Kepler-78b não é só um mundo misterioso, é o primeiro planeta conhecido com tamanho e densidade semelhante ao da Terra. Kepler-78b é cerca de 20% maior que a Terra, com diâmetro em torno de 14.800 km e pesa quase o dobro. Como resultado, tem uma densidade semelhante à da Terra, o que sugere uma composição de ferro e rochas.
k
O Kepler-78b orbita uma estrela semelhante ao Sol, tipo G, que se encontra a 400 anos-luz da Terra, na constelação de Cygnus.
Com sede em Cambridge, Massachusetts, o Centro Harvard- Smithsonian (CfA) é uma colaboração entre o Observatório Astrofísico Smithsonian e o Observatório de Harvard.
Fonte: www.nasa.gov
www.cfa.harvard.edu/new/2013-25
Nenhum comentário:
Postar um comentário