"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre".(Paulo Freire)

quinta-feira, 13 de março de 2014

Cientistas descobrem a maior estrela amarela até agora

Com o auxílio do Interferômetro do VeryLarge Telescope do ESO (VLTI), Olivier Chesneau (Observatoire de laCôte d´Azur, Nice, França) e uma equipe internacional de colaboradores descobriram que a estrela hipergigante amarela HR 5171 A é absolutamente monstruosa - 1300 vezes o diâmetro do Sol, ou seja, um tamanho muito superior ao esperado. Este fato faz com que esta seja a maior estrela amarela que conhecemos e também uma das dez maiores estrelas conhecidas - 50% maior que a famosa supergigante vermelha Betelgeuse ( constelação de Orion) - e cerca de um milhão de vezes mais brilhante que o Sol.


As novas observações mostraram também que esta estrela tem uma companheira binária muito próxima, o que foi uma verdadeira surpresa”, diz Chesneau. “As duas estrelas estão tão próximas que se tocam e todo o sistema parece um amendoim gigantesco”.

A animação artística, abaixo, mostra a estrela hipergigante amarela HR 5171, um tipo muito raro de estrelas com apenas cerca de uma dúzia conhecidas na nossa Galáxia. O seu tamanho é superior a 1300 vezes o tamanho do Sol e é uma das dez maiores estrelas conhecidas até à data. Observações obtidas com o Interferómetro do VeryLarge Telescope do ESO mostraram que se trata na realidade de um sistema duplo, onde a companheira está em contacto com a estrela principal




No vídeo abaixo, a sequência de zoom começa com uma imagem de grande angular do sul da  Via Láctea (nossa Galáxia)  e leva-nos até uma das suas estrelas maiores e mais raras - a estrela hipergigante amarela HR 5171.


Fonte: www.eso.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário