"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre".(Paulo Freire)

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Vírus Zika

Os vírus são seres muito pequenos, formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético que, dependendo do vírus, pode ser DNA, RNA ou os dois juntos (citomegavírus).É uma partícula basicamente proteica que pode infectar organismos vivos. Eles são parasitas obrigatórios do interior celular e isso significa que eles somente se reproduzem pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular.

O vírus  Zika é um vírus da família Flaviviridae, do gênero Flavivirus. Em humanos, transmitido através da picada do mosquito Aedes aegypti, causa a doença conhecida como Zica.

Estrutura do Zika vírus

O Zika vírus foi identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. ele recebeu essa denominação devido ao local de origem de sua identificação em 1947, após detecção em macacos na floresta de Zika, em Uganda.

O seu transmissor (vetor) é o mosquito doméstico Aedes aegypti que vive dentro de casa e perto do homem. Ele tem hábitos diurnos e alimenta-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Se a fêmea estiver infectada pelo vírus quando realizar a postura de ovos, há a possibilidade de as larvas já nascerem com o vírus - a chamada transmissão vertical.

Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são:

- dor de cabeça.
- febre baixa.
- dores leve nas articulações.
- manchas vermelhas na pele.
- coceira e vermelhidão nos olhos.

Outros sintomas menos frequentes:

- inchaço no corpo.
- dor de garganta.
- tosse e vômitos.

No geral a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. No entanto a dor nas articulações podem persistir por aproximadamente um mês. Formas graves e atípicas são raras mas quando ocorrem podem, excepcionalmente, evoluir para óbito.

O principal modo de transmissão do vírus Zika descrito é pela picada do Aedes aegypti. Outra possíveis formas de transmissão do vírus precisam ser avaliadas com mais profundidade, com base em estudos científicos. Não há evidências de transmissão do vírus Zika por meio do leite materno, assim como por urina, saliva e sêmen. Conforme estudos aplicados na Polinésia Francesa, não foi identificada a replicação do vírus em amostras do leite, assim como a doença não pode ser classificada como sexualmente transmissível. 

Não existe tratamento específico para a infecção pelo vírus Zika. Também não há vacina contra ele. O tratamento recomendado para os casos sintomáticos é o uso medicamentos par o controle da febre e manejo da dor. Não se recomenda o uso de ácido acetilsalicílico (AAS) e outros anti-inflamatórios, em função do risco aumentado de complicações hemorrágicas descritas nas infecções por outros flavivirus.

Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento. Não tome qualquer remédio por conta própria.

Outros vírus parecidos com o Zika geram imunidade para a vida toda. Quem já teve dengue pelo vírus 1, por exemplo, não voltará a ter pelo mesmo vírus. O mesmo acontece com a febre amarela. Porém, ainda não há estudos suficientes para afirmar isso em relação ao vírus Zika.

O vírus Zika pode provocar , também,  a síndrome de Guillain-Barré.

Síndrome de Guillain-Barré é uma reação a agentes infecciosos, como vírus e bactérias, e tem como sintoma a fraqueza muscular e a paralisia dos músculos. Os sintomas começam pelas pernas, podendo, em seguida, irradiar para o tronco, braços e face. A síndrome pode apresentar diferentes graus de agressividade, provocando leve fraqueza muscular em alguns pacientes ou casos de paralisia total dos quatro membros. O principal risco provocado por esta síndrome é quando ocorre o acometimento dos músculos respiratórios, devido à dificuldade pra respirar. Neste último caso, a síndrome pode levar à morte, caso não sejam adotadas as medidas se suporte respiratório

Suspeita-se que o vírus Zika está relacionado com a microcefalia. O Instituto Evandro Chagas, órgão do MS em Belém (PA), encaminhou o resultado de exames realizados em um bebê, nascido no Ceará, com microcefalia e outras malformações congênitas. Em amostras de sangue e tecidos foi identificada a presença do vírus Zika.

Microcefalia é uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Neste caso, os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor que o normal, ou seja, igual ou inferior a 32 cm. Essa malformação congênita pode se efeito de uma série de fatores de diferentes origens, como substâncias químicas e agentes biológicos (infecciosos), como bactérias ,vírus e radiação.

Cerca de 90% das microcefalias estão associadas com retardo mental, exceto nas de origem familiar, que podem ter desenvolvimento cognitivo normal. O tipo e o nível de gravidade da sequela vão variar caso a caso. Tratamentos realizados desde os primeiros anos melhoram o desenvolvimento e a qualidade da vida.


Uma vez que se suspeita da relação entre o vírus Zika e microcefalia, é importante que as gestantes não usem medicamentos não prescritos pelos profissionais de saúde e que façam pré-natal qualificado e todos os exames previstos nesta fase. Também é importante que elas reforcem as medidas de prevenção ao mosquito Aedes egypti, com o uso de repelentes indicados para o período de gestação, uso de roupas de manga comprida e todas as outras medidas para evitar o contato com mosquitos.

Se possível evite a gravidez neste período de surto da doença.

Você sabe que sua geladeira pode ser um criadouro do mosquito? Veja:




Aprenda um pouco mais:





Fontes:http://combateaedes.saude.gov.br
          http://laboratoryinfo.com

Atividade extracurricular - Alunos de Ciências, Biologia e Química.

Leia com atenção o post acima, observe as figuras, assista ao vídeo; copie e responda as questões abaixo e entregue ao seu professor na sala7.


1- Onde e quando surgiu pela primeira vez, no mundo, o Zika vírus?
2- Cite 3 sintomas apresentados pela pessoa com Zika vírus?
3- Como uma pessoa ode se infectar com o Zika vírus?
4- Algumas pessoas infectadas com o Zika vírus podem desenvolver a síndrome de Guillan-Barré. quais os sintomas dessa síndrome?
5- É possível que o Zika vírus provoque o nascimento de bebê com microcefalia, se a gestante contrair a doença durante a gravidez. O que é microcefalia e qual a consequência desta anomalia para o bebê?
6- Como podemos combater o Zika vírus?
7- Como as geladeiras modernas podem se tornar um criadouro de mosquitos? Como evitar isso?





Um comentário:

  1. Gostei do seu conteúdo (principalmente do video do Nerdologia, canal excelente de ciência no Youtube). Também oferecemos info a respeito do Zika em nossa página. De como evitar a proliferação do mosquito que transmite, aos primeiros sintomas, tem lá.

    ResponderExcluir