"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre".(Paulo Freire)

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A China na Lua

    A China tornou-se o o terceiro país, além dos EUA e da ex- União Soviética, a enviar e pousar um veículo espacial na Lua.

O jipe-robô Yutu
    A sonda chinesa Chang E3, lançada da base aérea de Xichangem em 2 de dezembro, pousou no dia 14 na cratera lunar Sinus Iridium. Logo em seguida a Chang E3 baixou o jipe-robô Yutu até o solo através de uma plataforma móvel.

  Chang E3 é um módulo de pouso lunar de 1200 kg, alimentado por um reator nuclear tipo "gerador termoelétrico de radioisótopos", com autonomia de 1 ano. No topo, o módulo levou o principal objeto da missão, o robô Yutu de 100 quilos, alimentado por painéis solares e equipados com câmeras de alta resolução e um espectrômetro de raios-x, além de outros instrumentos. Esta missão deverá durar três meses.

Local de pouso na cratera lunar
  Além da exploração sobre rodas, Chang E3 fará observações astronômicas com o pequeno telescópio que ela carrega.

 Outro experimento será a observação da ionosfera terrestre no comprimento de 30,4 nanômetros, na região do ultravioleta. O objetivo será monitorar os efeitos do clima espacial, atividade solar, campo magnético terrestre e choque de partículas carregadas contra a ionosfera terrestre.

  O jipe fará, ainda, observação do solo lunar a uma profundidade superior a 30 metros com o seu radar de última geração






Fontes: http://www.cnsa.gov.cn
               http://english.cntv.cn/01/index.shtml

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Brasil - Maior consumidor de agrotóxicos do mundo

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo e por isso devemos discutir formas de reduzir os impactos negativos ao meio ambiente e à saúde humana decorrentes do uso excessivo de defensivos e pesticidas.

Uma pesquisa divulgada recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apontou que 36% das amostras de frutas e verduras analisadas em 2011 continham irregularidades na presença de agrotóxicos, contra 29% das amostras analisadas em 2012. A utilização dessas substâncias químicas em grande quantidade, além de prejudicar a saúde humana, é capaz de causar desequilíbrios ambientais com impactos sobre a produção de alimentos.

No ano passado, o Departamento de Agricultura dos EUA identificou que os agrotóxicos estariam por trás da Síndrome do Colapso das Abelhas, nome dado ao aumento crescente da taxa de mortalidade entre esses insetos em diversas regiões do mundos.(Veja postagem anterior).

Algumas espécies de abelhas dão fundamentais para a produtividade agrícola, pois contribuem com a polinização. O governo norte-americano calcula que nos últimos seis anos o agronegócio local perdeu 2 bilhões de dólares decorrentes do desaparecimento de, pelo menos, 10 milhões de colmeias.

O Brasil também vem sofrendo o 'fenômeno'. Nos últimos dois anos, o país caiu da 5ª para a 10ª colocação mundial de exportação de mel por conta do abandono inexplicável de colmeias. Em 2011, o desaparecimento de abelhas chegou a quase 100% em algumas regiões de Santa Catarina, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão de Santa Catarina.