O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo e por isso devemos discutir formas de reduzir os impactos negativos ao meio ambiente e à saúde humana decorrentes do uso excessivo de defensivos e pesticidas.

No ano passado, o Departamento de Agricultura dos EUA identificou que os agrotóxicos estariam por trás da Síndrome do Colapso das Abelhas, nome dado ao aumento crescente da taxa de mortalidade entre esses insetos em diversas regiões do mundos.(Veja postagem anterior).
Algumas espécies de abelhas dão fundamentais para a produtividade agrícola, pois contribuem com a polinização. O governo norte-americano calcula que nos últimos seis anos o agronegócio local perdeu 2 bilhões de dólares decorrentes do desaparecimento de, pelo menos, 10 milhões de colmeias.
O Brasil também vem sofrendo o 'fenômeno'. Nos últimos dois anos, o país caiu da 5ª para a 10ª colocação mundial de exportação de mel por conta do abandono inexplicável de colmeias. Em 2011, o desaparecimento de abelhas chegou a quase 100% em algumas regiões de Santa Catarina, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão de Santa Catarina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário