A China tornou-se o o terceiro país, além dos EUA e da ex- União Soviética, a enviar e pousar um veículo espacial na Lua.
O jipe-robô Yutu |
A sonda chinesa Chang E3, lançada da base aérea de Xichangem em 2 de dezembro, pousou no dia 14 na cratera lunar Sinus Iridium. Logo em seguida a Chang E3 baixou o jipe-robô Yutu até o solo através de uma plataforma móvel.
Chang E3 é um módulo de pouso lunar de 1200 kg, alimentado por um reator nuclear tipo "gerador termoelétrico de radioisótopos", com autonomia de 1 ano. No topo, o módulo levou o principal objeto da missão, o robô Yutu de 100 quilos, alimentado por painéis solares e equipados com câmeras de alta resolução e um espectrômetro de raios-x, além de outros instrumentos. Esta missão deverá durar três meses.
Local de pouso na cratera lunar |
Além da exploração sobre rodas, Chang E3 fará observações astronômicas com o pequeno telescópio que ela carrega.
Outro experimento será a observação da ionosfera terrestre no comprimento de 30,4 nanômetros, na região do ultravioleta. O objetivo será monitorar os efeitos do clima espacial, atividade solar, campo magnético terrestre e choque de partículas carregadas contra a ionosfera terrestre.
O jipe fará, ainda, observação do solo lunar a uma profundidade superior a 30 metros com o seu radar de última geração
Fontes: http://www.cnsa.gov.cn
http://english.cntv.cn/01/index.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário