"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre".(Paulo Freire)

terça-feira, 12 de maio de 2015

A ENERGIA NO MUNDO

Energia - por quê  é tão importante, onde é que vamos obtê-la e quando é que vamos usar?

Se você quiser fazer alguma coisa no mundo, você precisa gastar energia. Mover um carro, ligar um computador ou criar algo  em uma fábrica todas estas coisas requerem energia. Então, o que é energia,  e como é que ela molda o nosso mundo?

Os físicos definem energia como a capacidade de realizar trabalho. Essa é uma definição muito abstrata, porque o conceito de energia aplica-se a tantas situações e diferentes materiais. Escolha qualquer tarefa, e você poderá calcular a quantidade de energia em joules (J)* que é necessária para para  concluí-lo, ou o poder (Potência=energia por segundo) que um processo consome em Watts** (W= J/s). Acontece que cada aspecto de nossas vidas tem um preço de energia que  temos que pagar.

Os seres humanos usam energia o tempo todo. Apenas sentado aí, seu corpo precisa de cerca de 100 W de potência. Energia muscular para o seu coração e energia para as reações bioquímicas em seus órgãos. Naturalmente as pessoas fazem mais do que simplesmente sentar-se. Subindo as escadas ou levantando caixas, podemos produzir em torno de 100 W de potência útil por hora. No entanto, para fazer isso, nossos músculos irão consumir de 300 a 400 W - três a quatro vezes a energia que produzem. Uma família européia de 3 ou 4 pessoas consome continuamente, uma média de 400 W, usando aquecedores, no preparo de alimentos, nos dispositivos elétricos e assim por diante. Com essa energia poderia levar doze pessoas em escadas rolantes (quatro de cada vez  em três turnos de oito horas).

Felizmente, não  temos que recorrer ao trabalho escravo para gerar energia. Em vez disso, aproximadamente 81% das nossas necessidades energéticas são satisfeitas pela energia química,  contida em combustíveis fósseis: petróleo, gás e carvão. É basicamente a energia solar, absorvida pelo crescimento de plantas há milhões de anos. Após a morte das plantas e seu soterramento sob novas camadas de terra, o calor e a pressão subterrânea transformaram as células em moléculas ricas em energia.

Carvão, petróleo e gás são usados em quantidades aproximadamente iguais para  gerar necessidades de energia no mundo, mas o petróleo é, talvez,  o mais usado: todos os tipos de transportes são  totalmente dependentes dos combustíveis produzidos a partir dele. Um barril de petróleo de 159 litros, vai produzir em torno de 6.100 milhões de joules, de energia. Não é apenas uma grande quantidade de energia, mas também, é  incrivelmente barato. Mesmo que o preço de um barril oscile entre R$ 100,00 e R$ 500,00, um ser humano teria de realizar trabalhos forçados por 22.000 horas para liberar a quantidade de energia contida em um único  barril. Isso é 11 anos andando em uma esteira todos os dias úteis de nove a cinco horas.

Matriz Energética Mundial 2007
Obs. - Em "Outros" estão incluídas as fontes renováveis (madeira, restos agrícolas, eólica, solar, etc

Você pode melhorar seu padrão de vida se tiver energia para gastar. Luzes elétricas permitem dias de trabalho mais longos, o diesel para máquinas pesadas na construção de estradas, de edifícios ou auxiliando na agricultura. Com bastante energia, fábricas podem produzir bens de consumo, e caminhões podem transportá-los. Energia  torna a vida mais fácil.



Matriz energética do Brasil em 2011
Precisamos de energia para gerir o nosso abastecimento de água, mas também, permite a irrigação e a produção de fertilizantes químicos, que ajudam a alimentar a população. Usamos a energia para aquecer e arrefecer as nossas casas e para facilitar o transporte. Energia mantém fábricas e cidades em funcionamento, fornecendo empregos para milhões de pessoas. Onde a energia se torna escassa, todas estas coisas tornam-se caras. O inverso também é verdadeiro: um país que pode oferecer mais energia para sua população, pode melhorar a sua qualidade de vida. Claro, a energia não é uma cura milagrosa para os problemas na África, por exemplo, mas sem energia pode dificultar, ainda mais, a vida dessa pessoas.


O mundo exige mais energia. Em curto prazo, isso significa mais uso de combustíveis fósseis. Usinas de carvão, poluentes, anteriormente impopulares, são agora construídas uma em cada semana na China. A demanda por petróleo deve aumentar em 47% até 2030, e as empresas procuram  petróleo e gás natural em ambientes mais adversos, tais como o alto mar (veja o pré-sal no Brasil) ou no ártico.

Consumo médio de energia elétrica por residência no Brasil

Um dia, as reservas fósseis vão acabar. As minas de carvão podem durar cerca de mais 200 anos, no ritmo atual de uso. A produção de petróleo, já atingiu seu pico: O IEA tem receio de que os campos de petróleo existentes estão produzindo cada vez menos, e também, alguns novos campos estão sendo descobertos para evitar a diminuição lenta na produção. Nós vamos precisar de formas sustentáveis de energia, se quisermos evitar conflitos diante da diminuição das reservas.  Além disso, o uso de combustíveis fósseis provoca drásticas mudanças climáticas através do efeito estufa, o que é muito preocupante, por isso, precisamos de fontes de energia sustentáveis.

Felizmente, o trabalho já está em andamento para mudar a nossa forma de obter energia. A energia solar, eólica e energia hidroelétrica, e até mesmo o calor do núcleo da Terra estão, lentamente substituindo os combustíveis fósseis. Fontes de energia promissoras, como a fusão nuclear, estão sendo pesquisadas por cientistas

Veja nos 3 vídeos abaixo como é produzida a  a energia elétrica a partir da eólica, fotovoltaica e nuclear:




Energia eólica em elétrica


Energia solar voltaica em elétrica

Energia nuclear em elétrica


* Joule é a unidade tradicional usada para  medir energia mecânica (trabalho), também é utilizada para medir  energia térmica (calor).
** Watt é a unidade de potência do Sistema Internacional de Unidade (SI). É equivalente a um joule por segundo (1J/s).

Fontes: www.scienceonschool.org
           www.osetoreletrico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário