"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre".(Paulo Freire)

terça-feira, 26 de maio de 2015

OS MÚSCULOS

De forma simples, os músculos estriados permitem os movimentos involuntários. O músculo cardíaco atua no controle dos batimentos cardíacos, enquanto que o músculo liso age, por exemplo, na digestão. O movimento destes músculos (cardíaco e liso) é dirigido pela parte autônoma do sistema nervoso, que são os nervos que controlam os órgãos que não dependem da nossa vontade. Os músculos esqueléticos recebem instrução diretamente dos nervos que os enervam.


Os músculos que movem o esqueleto humano variam muito de tamanho e forma e se estendem a todas as parte do nosso corpo. Existem mais de 600 músculos esqueléticos que compõem cerca de 40% da nossa massa. Vasos sanguíneos e nervos chegam em todos os músculos, ajudando a controlar e regular a sua função.

Os músculos esqueléticos estão ligados ao esqueleto, nos ossos ou no tecido conjuntivo, como nos ligamentos. Os músculos são sempre ligados em dois ou mais lugares. Quando o músculo se contrai, os pontos de fixação são puxados; quando relaxa, os pontos se separam.

Músculos esqueléticos contraem e relaxam para mover ossos. Quando o cotovelo flexiona,  os músculos presos ao úmero puxam o rádio e a ulna em direção ao braço. (Veja vídeo abaixo). Os músculos se contraem quando as mensagens viajam pelos nervos até eles, e desencadeiam reações químicas. Estas reações alteram as estruturas internas das células musculares, num processo que encurta o músculo. As fibras musculares relaxam quando o sinal do sistema nervoso não está mais presente, revertendo o encurtamento.

Os músculos lisos das paredes de muitos órgãos do corpo ajudam a mover esses órgão facilitando as suas funções. O tubo digestório (esôfago, estômago e intestinos) possui o tecido muscular liso que se contrai e relaxa, independente de nossa vontade, para mover nutrientes através do processo da digestão. A bexiga urinária também possui músculo liso que se contrai e relaxa para receber e liberar urina. Bastimentos cardíacos são o resultado da contração e relaxamento do tecido cardíaco, que é diferente tanto do esquelético como do liso. Musculatura lisa das paredes das artérias ajuda a mover o sangue através do corpo.

Como os músculos esqueléticos se movem? Sinais nervosos são enviados a partir do córtex cerebral através de nervos associados com os músculos esqueléticos específicos. A maioria dos sinais viaja através dos nervos espinhais que se conectam com os nervos que enervam os músculos esqueléticos por todo o corpo. Quer flexionar uma articulação do cotovelo? Seu córtex envia um sinal através do seu nervo espinhal para os nervos que enervam os músculos ao redor da articulação do cotovelo. Quando esse sinal chega ao tecido muscular, reorganiza sua células, causando uma contração que dobra o cotovelo.



Alguns movimentos musculares:

As ações musculares são, muitas vezes, combinadas, com flexão e extensão ou abdução e adução ou pronação e supinação.

Flexão e extensão: são geralmente movimentos para frente e para trás do corpo. Flexão diminui o ângulo entre os ossos enquanto a extensão aumenta o ângulo. O tríceps braquial é um dos músculos que estendem o cotovelo; o bíceps braquial, flexiona (Veja esses músculos na figura acima).


Funcionamento do tríceps



Funcionamento do bíceps

Abdução e adução: movimentos que se movem lateralmente ao corpo. Abdução é o afastamento e adução é a aproximação do corpo


Movimento de abdução e adução

Pronação e supinação: movimentos de rotação. Pronação rotação do antebraço virando a palma da mão para baixo. Supinação rotação virando a palma da mão para cima.

Movimento de pronação e supinação


Contração muscular

              https://www.youtube.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário