"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre".(Paulo Freire)

terça-feira, 8 de abril de 2014

Dia 15 de abril- Eclipse total da Lua

O eclipse previsto para o dia 15 de abril vai chamar a atenção porque será completamente visível em todas as partes do Brasil. Diferente do último, a Lua não estará próxima do horizonte - mais bem alta - o que facilitará a visão de todas as suas etapas.




O fenômeno deixará a Lua avermelhada e deve deve acontecer com tempo bom e céu claro






O eclipse lunar é um fenômeno astronômico que ocorre toda a vez que a Terra fica entre o Sol e a Lua, exatamente na linha de intersecção de sua órbita com a lua, a chamada "linha dos nodos", e sempre que a lua está na fase cheia ( na fase de lua nova o eclipse é do Sol). Quando isso ocorre, a lua entra na chamada zona de "umbra" (ou sombra), ou "penumbra" da terra e fica totalmente ou parcialmente invisível durante alguns minutos.



O eclipse começará às 1h e 54 min, atingirá o máximo às 4h e 46min e terminará às 7h e 38 min (horários de Brasília)

A principal diferença do eclipse lunar e do eclipse solar é que o lunar pode ser visto de qualquer parte do hemisfério terrestre que estiver voltado para a lua. Já um eclipse solar só pode ser visto do chamado "caminho do eclipse", que é o caminho que a "umbra" da lua percorre na superfície terrestre quando a lua se encontra entre o sol e a terra.

Outras diferenças são:  os eclipses solares costumam durar apenas 7 minutos, enquanto que o eclipse lunar pode durar até pouco mais de 3 horas, mas a fase total dura cerca de 1 hora; e o solar ocorre na lua nova e o lunar na lua cheia.

Você poderá observar o eclipse, ao vivo, clicando aqui.( Dia 15 de abril a partir da 1h e 54 min).

Veja mais explicações do eclipse nos dois vídeos abaixo:





Fonte: www.nasa.gov


Nenhum comentário:

Postar um comentário