"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre".(Paulo Freire)

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Oceano sob a crosta congelada de Enceladus


Este diagrama ilustra o possível interior da lua de Saturno – Enceladus com base em uma investigação de gravidade feita pela sonda Cassine da NASA e da Rede de Espaço Profundo da NASA, informou em abril de 2014.

A sonda Cassini da NASA e Deep Space Network descobriram evidências que Enceladus, uma das luas de Saturno, abriga um grande oceano subterrâneo de água líquida, despentando, assim, o interesse científico nessa lua como um local em potencial para os micróbios extraterrestres.

Os pesquisadores suspeitaram da presença de um reservatório de água em 2005, quando a Cassini descobriu vapor de água e gelo sendo expelido de aberturas perto do polo sul da lua. Os novos dados fornecem as primeiras medições geofísicas da estrutura interna de Enceladus, de acordo com a existência de um oceano escondido dentro da lua. As medições de gravidade sugerem um grande oceano de cerca de 10 km de profundidade , debaixo de uma casca de gelo de 30 a 40 km de espessura.

A evidência de água apoia a inclusão de Enceladus entre os locais mais prováveis, em nosso sistema solar, para hospedar a vida microbiana. Antes de Cassini chegar a Saturno em 2004, nenhuma versão dessa curta lista incluía esta lua gelada de quase 500 km de diâmetro.

"O material dos jatos polares sul de Enceladus contém água salgada e moléculas orgânicas, os ingredientes químicos básicos para a vida", disse Linda Spilker, cientista do projeto Cassini no JPL. "Sua descoberta ampliou nossa visão da 'zona habitável' dentro do nosso sistema solar e em sistemas planetários de outras estrelas".




Pluma incomum de Enceladus é apenas facilmente visível quando a sonda Cassini e o Sol estão em lados opostos de Enceladus. É a luz refletida de Saturno que está iluminando Enceladus. Este truque de iluminação permite que a sonda Cassini possa capturar tanto a pluma retroiluminada e a superfície de Enceladus em um só "clique".

Esta foto (à direita) foi obtida a uma distância de cerca de 832000 km de Enceladus.


A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da NASSA, da Agência Espacial Européia e da Agência Espacial Italiana. JPL gerencia a missão para a Ciência Mission Directorate da NASA em Washington.

Fonte: www.nasa.gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário