"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre".(Paulo Freire)

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Projeto: Andar de novo

O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis está construindo um exoesqueleto para que pessoas paraplégicas possam se movimentar. Com esta veste robótica, chamada "Brasil Santos Dumont" ele pretende fazer com que um indivíduo paraplégico ande e chute uma bola na abertura da Copo do Mundo, na Arena Corinthians.


O exoesqueleto é uma veste que incorpora os últimos avanços da robótica. Com ele, pessoas paraplégicas  poderão voltar a andar. Os pacientes são responsáveis por controlar a máquina com a atividade cerebral. Mensagens como a vontade de andar, de se mexer ou de parar são captadas pelo robô para que os movimentos  sejam gerados. E, devido à presenças de sensores na planta do pé, o exoesqueleto também devolve ao paciente  sensações do mundo exterior.



"O exoesqueleto tem 1,78m, quase 1,80m. O peso final não está definido, porque faltam alguns testes. Será em torno de 60, 70 quilos. Mas isso é irrelevante porque o paciente não vai sentir, a máquina vai ser responsável pelo equilíbrio do paciente e por controlar o peso do exoesqueleto, enquanto o paciente determina o início dos movimentos, o término e, obviamente, o chute. Os sensores vão ficar na planta do pé e vão entregar esses sinais no braço da pessoa, que vai imaginar as pernas andando, se locomovendo e pisando no chão por meio desse feedback que recebe nos braços", explicou Nicolelis.



O neuro cientista não tem duvida de que tudo sairá como planejado na abertura da copa, com bilhões de pessoas assistindo, ao vivo, a uma das maiores conquistas  da ciência brasileira e internacional.





Fonte:http://www.copa2014.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário